O Streetstyle, é um termo super atual, estilo que vem das ruas, como o próprio nome diz, e invade as passarelas, as vitrines e mercado da Moda no mundo.
No âmbito do nosso “agora”, a liberdade é obrigatória, atual, necessária e cotidiana.
A Moda não poderia estar distante da nova realidade, trazendo a diversidade, a liberdade individual e criativa, a verdadeira liberdade de expressão através do estilo, através do que vestimos, através do nosso visual.
O nosso “look” nos representa! A roupa que escolhemos e vestimos, de acordo com o nosso estado de espírito, está comunicando nada mais, nada menos que: “Essa(e) sou eu! Eu sou assim!”
Essa facilidade de criar e se expressar, tornou a moda mais acessível. Ninguém precisa ter aquilo que aparece nas passarelas e vitrines para ser cool ou ter estilo, hoje em dia o estilo próprio que é a Moda, independente de etnia, status ou classe econômica / social. Finalmente não temos regras nem limitações!
Claro que temos os inúmeros artifícios que podem valorizar ou desabonar um estilo, um corpo ou uma imagem.
Podemos usar as cores, modelagens, designs, texturas, tecidos, acabamentos e acessórios para aperfeiçoar um visual (ou para detoná-lo).
Aí que entra o StreetStyle, a expressão do que está sendo usado nas ruas, com a liberdade individual de se vestir. O verdadeiro Fashion Show da atualidade são as ruas, os indivíduos querendo quebrar os padrões e ter o seu estilo próprio.
As grandes marcas têm acompanhado a tendência streetstyle, afinal a inspiração vem das ruas, e até mesmo o mercado de luxo aderiu a essa nova realidade urbana e democrática.
Hoje em dia, ser cool é estar confortável dentro de uma roupa que reflita o seu estilo próprio, e adequado ao ambiente ou atividade daquele momento.
Um grande marco na tendência streetstyle foi o blog The Sartorialist, fundado em 2005 em Nova York, pelo amante de fotografia Scott Schuman. Ele começou a fotografar a moda de rua, as pessoas no seu dia a dia com os seus diferentes estilos e publicar no seu site. Em menos de um ano obteve reconhecimento internacional e atualmente tem milhões de acessos diários.
Hoje em dia, temos artifícios como a busca por hashtags, Pinterest, ídolos que seguimos, marcas que gostamos, semanas de moda, eventos, vitrines, muitos instrumentos de pesquisa para nos inspirarmos, mas é nas ruas que está o reflexo das tendências, a expressão de cada um, o resultado da moda real, na vida real.